A ligação à rede de gás natural é o processo que consiste na construção de troços de rede de distribuição e/ou de ramais para permitir ligar a instalação de uma ou mais habitações à rede existente.
(Continua)
Voltar
O processo de adesão para prédios consiste nos seguintes passos:
Se o prédio não tem instalação de gás, consulte a campanha para prédios e habitações sem instalações de gás.
Se o prédio tem instalação interior mas é necessário construir rede no interior da habitação, consulte a campanha para novos aderentes.
Se consome atualmente gás propano conheça a campanha para habitações com instalações de gás e abastecidas a propano.
Em qualquer das situações pode, em alternativa, contatar uma empresa instaladora credenciada. Consulte a lista das empresas instaladoras e inspetoras credenciadas no site da ERSE ou da DGEG.
Na data da ligação agendada, estão presentes:
O consumidor;
O nosso técnico (instala o contador e recolhe o relatório de inspeção emitido pelo técnico da entidade inspetora);
O técnico da entidade inspetora (faz o ensaio, certifica a instalação e o funcionamento dos aparelhos e emite o relatório de inspeção). A declaração de inspeção é emitida posteriormente pela entidade inspetora contratada e enviado para os restantes intervenientes.
Caso o resultado da inspeção indique a existência de defeitos graves a ligação do gás não ocorre. O consumidor deve corrigir os pontos indicados no relatório e agendar nova ligação (ver passo 6).
Caso o resultado da inspeção indique a existência de defeitos não graves o gás fica ligado de forma condicionada, e o consumidor deve corrigir os pontos indicados no relatório.
O processo de adesão para moradias consiste nos seguintes passos:
Caso pretenda confirmar connosco a existência da rede de distribuição e ramal de ligação registe-se e preencha o nosso formulário.
Pode conhecer aqui o processo de requisição de ligação à rede.
A título informativo pode consultar o site Sigás para verificar se existe rede na zona da habitação a abastecer. A informação obtida é indicativa e não dispensa a nossa confirmação. A existência de rede na zona não é garantia de abastecimento.
Caso pretenda confirmar connosco a existência da rede interior deixe aqui o seu pedido de informação (área contactos / novo contacto)
Utilize a seguinte tipificação:
Tipo de contacto: ‘Pedido de Informação’
Tema: ‘Rede Interior de GN’
Assunto: ‘Viabilidade Abastecimento’
(Continua)
Se não tem instalação no interior da habitação, consulte a nossa campanha para novos aderentes.
Se consome atualmente gás propano, conheça a campanha para habitações com instalações de gás e abastecidas a propano.
Em qualquer das situações pode, em alternativa, contactar uma empresa instaladora credenciada. Consulte a lista das empresas instaladoras e inspetoras credenciadas no site da ERSE ou da DGEG.
O abastecimento de gás tem início após a celebração do contrato de fornecimento com um comercializador.
A escolha do comercializador é da responsabilidade do consumidor. Pode consultar a lista de comercializadores disponíveis no site da ERSE ou da DGEG.
Deve agendar, com o comercializador escolhido, a data e o período horário que pretende para a ligação de gás. O comercializador comunicará aos nossos serviços a data e período horário acordados.
Deve garantir, em simultâneo, a presença de uma entidade inspetora na data e hora agendada para a ligação. Pode consultar a lista de entidades inspetoras credenciadas disponíveis no site da DGEG.
Caso o resultado da inspeção indique a existência de defeitos graves a ligação do gás não ocorre. O consumidor deve corrigir os pontos indicados no relatório e agendar nova ligação (ver passo 6).