Emergências
Beiragás
800 508 800
+
Dianagás
800 020 039
+
Duriensegás
800 209 999
+
Lisboagás
800 201 722
+
Lusitaniagás
800 200 157
+
Medigás
800 500 063
+
Paxgás
800 020 041
+
Setgás
800 273 030
+
Tagusgás
800 500 005
+
Saiba mais
PT

Ligar fornecimento de gás

 

 

Nas instalações com uma previsão de consumo anual acima de 10.000 m3 a tipologia é muito variada em virtude da atividade económica em causa, (ex. hotéis, ginásios, pequena e grande indústria, universidades, hospitais, entre outros) pelo que existe uma complexidade acrescida nestes casos. 

Para a ligação do fornecimento é necessário identificar se estamos perante uma Nova ligação (1ª ligação do local de consumo) ou Outras ligações (2ª ligação do local de consumo e seguintes)

Ligar o fornecimento de gás - Novas Ligações

(1ª ligação do local de consumo)

  • Identifique o Código Universal de Instalação (CUI) do local consumo no documento 'Divulgação do CUI ao mercado' fornecido no final do Pedido de Ligação à Rede.
  • Efetue um contrato de fornecimento de gás com um comercializador à sua escolha. Pode encontrar a lista de comercializadores disponíveis na página da ERSE ou da DGEG.
  • Agende, com o comercializador escolhido, a data e período horário que pretende para a ligação de gás. O comercializador agendará com os nossos serviços a data e período horário que solicitou, dentro do prazo regulamentar definido.

Este serviço poderá estar sujeito ao pagamento de compensações (Verifique com o seu comercializador os encargos a suportar).

Saiba qual o prazo regulamentar definido e as compensações aprovadas na página Encargos, Prazos e Compensações.

No dia e período agendado para o serviço de ligação, o nosso técnico coloca o contador e liga o gás.

  • Após a ligação, envie-nos os documentos originais (Relatório de inspeção (ligação) e do Certificado de inspeção (ligação)) mencionando o número do processo do Pedido de Ligação à Rede

por correio para:

Pedidos de acesso à rede - MIREL
Apartado 4070 - EC São Domingos de Benfica
1501-001 Lisboa
 

por email para:

MIREL@floene.pt

 

Para que ocorra a ligação do gás, deve assegurar que: 
 
  • Os equipamentos de queima estão instalados/ligados; 
  • Existe disponibilidade de água e energia elétrica para o funcionamento dos equipamentos (se necessário); 
  • Os representantes da marca dos equipamentos de queima estão presentes, caso considere necessário; 
  • As equipas técnicas têm acesso às instalações a abastecer, nomeadamente ao local onde os equipamentos de queima estão instalados; 
  • Todos os dispositivos de segurança estão ligados, nomeadamente a electroválvula (caso exista) e consequentemente a ligação à central de deteção de incêndios bem como ao sistema de exaustão e ventilação previsto (nos casos aplicáveis). 
  • A empresa instaladora que executou a rede interior de gás está presente, para garantir que o arranque e colocação em serviço da instalação decorre sem imprevistos. 
  • Está presente uma Entidade Inspetora para certificar a instalação no momento da ligação do gás natural. 

Ligar o fornecimento de gás - Outras ligações

(2ª ligação do local de consumo e seguintes)

  • Aceda à área reservada e preencha online o formulário de acesso à rede.
  • Selecione a opção ‘Alteração das condições de ligação à rede existente’.

Após a receção do formulário será necessário validarmos as condições para abastecimento, nomeadamente:

  • As potências térmicas e pressão de serviço requeridas;
  • O estado da instalação existente, principalmente se a mesma foi sujeita a alguma alteração e se foi realizada alguma inspeção;
  • A documentação legal produzida e emitida (TR e CI);
  • Se o PRM cumpre com os atuais requisitos do ORD;
  • Confirmar o livre acesso ao PRM através do domínio público;
  • Se o ramal existente tem capacidade para fazer face à potência térmica requisitada;
  • Definição do contador necessário fornecer e instalar pelo ORD.

Com esta validação ficamos em condições de confirmar o Código Universal de Instalação (CUI) a utilizar enviando o documento ‘Divulgação do CUI ao Mercado’.

De seguida o processo é em tudo igual ao descrito em ‘Novas ligações (1ª ligação do local de consumo)’.

Comunique aqui a sua leitura
Pode encontrar o CUI na fatura do comercializador ou na placa instalada junto ao contador
CUI inválido
Introduza apenas os números à esquerda da virgula
Introduza apenas os números à esquerda da virgula. Leitura inválida
A leitura de xx m³ está fora dos parâmetros. Deseja confirmar a leitura ?
Serviço indisponível
Não foi possível registar a leitura para o CUI indicado.
Por favor aguarde...
A leitura de xx m³ foi submetida com sucesso.
Comunicar Leitura